O refletor solar é uma excelente opção para quem deseja iluminar áreas externas de forma eficiente. Isso porque este tipo de holofote garante uma iluminação de qualidade durante os períodos escuros, oferecendo uma considerável economia, uma vez que não requer o uso de energia elétrica.
Além disso, o refletor solar também conta com acionamento automático. Isso faz do produto uma alternativa prática e versátil, que ainda contribui para a segurança, pois garante iluminação no ambiente mesmo que não haja ninguém para acender o holofote.
Mas, mesmo diante de tantos benefícios, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao custo-benefício de investir neste equipamento. E uma das principais questões é a instalação do refletor. Saiba que o processo é extremamente simples e pode ser facilmente executado por você mesmo! Duvida? Então veja a seguir como funciona a instalação de um refletor solar.
Componentes do refletor solar
O refletor solar é um produto que pode ser encontrado em diferentes configurações. Equipados com lâmpadas LED, estes holofotes podem ser de vários tamanhos e ter diversas potências.
Mas, independentemente das características técnicas, os refletores solares dispõem sempre de um kit que é composto basicamente pelos mesmos itens. Veja quais são:
- Painel solar;
- Bateria recarregável;
- Parafusos, buchas e suporte para instalação, conforme o modelo;
- Lâmpada LED;
- Cabo.
O funcionamento é muito simples. O painel solar deve ser instalado com o auxílio do suporte e do kit de buchas e parafusos em um local com boa incidência de sol, pois é o componente responsável pela captação da luz. Em muitos modelos a bateria recarregável fica instalada em um compartimento integrado ao painel, o que simplifica muito o produto, como é o caso de algumas das opções que temos à venda.
Com a adequada incidência da luz solar sobre o painel, a bateria é carregada. Desta forma, ela realiza o acionamento automático da lâmpada sempre que o painel for sombreado.
Instalação do refletor solar
Como você já viu, o refletor solar requer o emprego e a interconexão de poucos componentes. Além disso, não exige qualquer conhecimento de elétrica e não envolve conexão à rede energética da casa. A forma de instalação pode variar ligeiramente entre diversos modelos, mas o passo a passo a seguir se aplica a todos os holofotes:
- Escolha um local com boa insolação, voltado para o norte geográfico, e instale o painel solar;
- Fixe o refletor no local desejado (observe o comprimento do cabo fornecido para garantir que o refletor possa ser conectado ao painel solar);
- Conecte o cabo do painel solar ao refletor;
- Coloque o interruptor na posição “on”.
Pronto, o seu refletor LED solar já está instalado! Para assegurar seu correto funcionamento, garanta que o painel solar não fique próximo a fontes de luz, pois a incidência desta sobre ele impede o acionamento do refletor.
Agora que você já sabe como é simples e fácil a instalação de um refletor solar, só falta escolher o modelo certo para o que precisa. Visite nosso site e escolha o melhor holofote para a sua casa!