Quais são as energias verdes e qual o seu benefício?

Em linhas gerais, as energias verdes podem ser descritas como aquelas geradas sem grandes impactos ambientais e através de fontes renováveis. A título de ilustração, é possível citar a energia solar e a eólica, que têm sido amplamente utilizadas como alternativas aos combustíveis fósseis.

O crescimento das energias verdes se deu no âmbito global. Durante as últimas décadas, as pesquisas voltadas para o setor se ampliaram significativamente. O resultado foi o surgimento de uma série de tecnologias promissoras, que podem ajudar a diminuir a dependência dos meios tradicionais.

Dessa forma, é possível entender com clareza a importância que a energia gerada por fontes renováveis tem para o meio ambiente. Além de ajudar nas questões de sustentabilidade, atualmente elas representam uma economia significativa para o consumidor final.

Ao longo do artigo serão apresentados os principais tipos de energia verde da atualidade e as suas vantagens.

Energia solar

Devido ao fato de que a luz do sol é o recurso natural de maior abundância e disponibilidade no planeta, a energia soltar tem se popularizado cada vez mais. Atualmente, ela pode ser subdividida em dois tipos: a fotovoltaica e a heliométrica.

Além disso, é interessante destacar que devido à popularidade desse tipo de energia, atualmente existem vários produtos voltados para o segmento, como as lâmpadas , os carregadores e as mochilas solares.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica tem como objetivo transformar os raios de sol em corrente elétrica através de células fotovoltaicas. Essas células compõem placas que são expostas à luz do sol. Atualmente, o modelo tem sido usado em projetos de grandes empresas e em residências, representando uma economia significativa.

Energia solar heliométrica

Nesse modelo, a luz solar é concentrada por meio de espelhos usados para esquentar fluídos, que evaporam e alimentam as turbinas elétricas. É possível destacar que devido ao tamanho do projeto, esse tipo de energia solar está restrito ao segmento da geração centralizada.

Energia eólica

A energia eólica é gerada através da força dos ventos. No topo das suas torres são fixadas hélices com duas ou três pás e elas giram conforme a intensidade, gerando a energia exatamente devido a esse movimento.

Energia hídrica

A energia hídrica é amplamente utilizada no Brasil, sendo a base da matriz elétrica nacional por meio das usinas hidrelétricas. A geração de energia acontece devido às movimentações das turbinas através da força da água represada nos rios e posteriormente liberada de acordo com as necessidades.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é gerada através do calor interno da terra. Assim, as usinas são instaladas nas regiões nas quais a intensidade dessa temperatura na superfície é mais elevada. Então, por meio de dutos especiais, uma quantidade considerável de água é injetada no subsolo e retorna na forma de vapor, sendo direcionada para as turbinas.

Energia maremotriz

A força das ondas e das marés também é usada para gerar energia atualmente. O processo acontece por meio de torres subaquáticas que são instaladas em regiões litorâneas. Então, através de hélices ligadas às torres, a geração de energia acontece sempre que a água se movimenta.

Viste o site da EcoSoli para se informar mais sobre soluções e produtos voltados para o consumo consciente de energia elétrica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress