Os usos da tecnologia na iluminação pública

Um dos maiores desafios das cidades brasileiras é manter uma iluminação pública de qualidade, que permita o trânsito seguro de veículos e pedestres, economizando nos gastos com energia elétrica. Para isso, cada vez mais novas tecnologias têm sido usadas.

Um conceito que começa a aparecer no Brasil é o de Cidades Inteligentes. O objetivo é utilizar a tecnologia para incentivar um desenvolvimento econômico mais sustentável e melhorar a qualidade de vida dos moradores, principalmente daqueles que moram nas grandes metrópoles e centros urbanos.

O que tem sido feito para melhorar a iluminação pública por meio da tecnologia?

Algumas cidades têm investido em inovação para diminuir os custos com energia e modernizar os sistemas de iluminação pública.

Uma das principais mudanças é a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por luminárias do tipo LED. Além de serem muito mais econômicas, elas permitem cores mais fiéis e uma iluminação mais abrangente, o que traz sensação de segurança ao pedestre e ao motorista. Esse tipo de lâmpada também tem uma vida útil maior, o que diminui os gastos com trocas e manutenções.

Mas outras mudanças têm acontecido, ainda que de forma mais lenta, levando tecnologia aos postes de várias cidades. Com o uso de dispositivos inteligentes e softwares interligados, já é possível programar o acendimento e desligamento de luminárias a distância, por meio de comandos em uma central. Assim, o funcionamento da iluminação é mais racional e econômico.

Os mesmos softwares e dispositivos transformam os postes em muito mais de que pontos de iluminação. Já é possível instalar câmeras nas luminárias e monitorar o trânsito em tempo real, administrar semáforos e até verificar, à distância, se o poste precisa de alguma manutenção. Algumas cidades já utilizam uma tecnologia de distribuição de internet instalada nas luminárias, transformando os postes em locais de Wi-Fi gratuito para os munícipes.

O uso da tecnologia de energia solar na iluminação pública

Uma boa opção para eficiência energética da iluminação pública é o uso de energia solar para alimentar os postes.

A energia solar fotovoltaica usa placas de captação de luz solar, que transformam calor em energia, utilizada pra a o funcionamento das lâmpadas. O sistema precisa de controladores de carga, baterias e inversores, para que a luz captada durante o dia possa ficar armazenada e ser utilizada à noite.

Os benefícios do uso de energia solar na iluminação municipal são vários. O primeiro, e provavelmente mais importante para a administração pública, é a economia financeira: imagine a quantidade de verbas economizadas com a diminuição do uso de energia elétrica na iluminação de ruas e praças de toda uma cidade.

Além disso, a energia solar é uma fonte limpa e sustentável de energia, que elimina o risco de acidentes com choques elétricos no poste. As placas solares têm vida útil muito longa e requerem manutenção mínima: na verdade, apenas a limpeza das placas solares, feita a cada 2 anos, é o suficiente para manter a eficiência da captação solar.

Toda essa eficiência também pode ser utilizada na sua casa ou empresa. A Ecosoli apresenta as melhores soluções em energia solar e eficiência energética para você. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress