O que devemos evitar para não gastar muita energia?

Os impactos da alta na conta de luz começam a se manifestar de maneira cada vez mais expressiva, o que nos faz abrir os olhos para uma nova realidade: precisamos repensar os hábitos para diminuir ao máximo esse impacto, tanto para o meio ambiente quanto para o nosso bolso.

Muitas vezes o segredo para gastar menos energia está em evitar hábitos que a gente nem sabe que contribuem para esse aumento tão expressivo na conta de luz. Pensando nisso, apresentamos, a seguir, 7 dicas de hábitos que farão a diferença no consumo de energia e nos gastos com isso no final do mês.

7 atitudes para diminuir o consumo de energia elétrica

1. Evite deixar aparelhos em stand-by

Poucos sabem disso, mas aparelhos ligados em stand-by (ou seja, esperando para serem utilizados) também ficam gastando energia. E tem mais: às vezes o consumo é até mais elevado do que quando o aparelho está ligado normalmente.

Sendo assim, aparelhos como a televisão, micro-ondas e computadores ligados, mesmo se não estiverem efetivamente sendo utilizados, podem aumentar o gasto de energia. Fique ligado(a) nisso!

2. Saiu do cômodo? Apague a luz!

Sempre que for sair de um cômodo, adote o hábito de apagar a luz. Ainda que alguns especialistas defendam que o pico energético de ligá-la novamente tende a ser mais alto, a verdade é que isso acontece por um espaço de tempo tão curto que não justifica manter as lâmpadas ligadas sem necessidade.

Falando em lâmpadas, o uso de lâmpadas solares também pode ser um ótimo aliado da economia de energia.

3. Diminua o tempo no chuveiro

O chuveiro é um dos aparelhos que mais consome, não só água mas também – e principalmente – energia elétrica. Sendo assim, diminua o seu tempo no banho e estimule um desafio também para os demais moradores da sua casa. A ideia é permanecer no chuveiro por no máximo 10 minutos.

Aproveite para conhecer as duchas economizadoras e demais soluções para economia de água.

4. Faça boas escolhas na compra de eletrodomésticos

Você sabia que os eletrodomésticos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica promovem um gasto expressivamente menor de energia? Pois é! Tanto a médio quanto a longo prazo, esse investimento com certeza valerá a pena.

5. Mantenha a porta da geladeira sempre fechada

Pode parecer implicância, mas definitivamente não é. Quando você mantém a porta aberta, você não só gasta mais energia como ainda pode gerar problemas no compressor e na placa da geladeira – que, a propósito, são os itens mais caros dela. Fique atento(a)!

6. Falando em geladeira…

Até o lugar onde ela ficará precisa ser estrategicamente bem pensado. Geladeiras instaladas em áreas com incidência direta do sol precisam “trabalhar mais” para resfriar os alimentos. Sendo assim, escolha sempre um espacinho arejado e fresco para esse item indispensável da cozinha.

7. Otimize o ar condicionado

Tem ar condicionado em sua casa? Então otimize sua utilização, deixando portas e janelas fechadas quando ele estiver em operação. Além disso, você pode desligá-lo entre 10 a 15 minutos antes de deixar o ambiente, pois no começo o ambiente continuará refrigerado e você ainda economiza!

Gostou desse artigo? Não deixe de conferir outros materiais como esse no blog da Ecosoli, uma empresa que oferece soluções e produtos para uso consciente de energia elétrica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress