As garrafas plásticas são utilizadas, de uma forma geral, como embalagens para refrigerantes, sucos, água mineral, entre outras bebidas. São materiais projetados para ajudar a armazenar certos líquidos em recipientes seguros, que não representam alto risco de ruptura durante o transporte ou armazenamento.
Embora seja um item fundamental para o processo de armazenamento e transporte de bebidas, a garrafa de plástico impacta significativamente o meio ambiente. Para entender melhor esse assunto, que tal continuar a leitura?
Descarte incorreto das garrafas plásticas
A maioria das garrafas de água (entre outros tipos de bebidas) é feita de um certo tipo de plástico que deriva do petróleo, chamado de politereftalato de etileno, o qual é também conhecido simplificadamente como PET. Por ano, estima-se que o mundo produza bilhões de garrafas plásticas para armazenar e transportar bebidas. O problema é que se trata de um item que é, na prática, descartável.
Nesse contexto, cabe destacar que quando as garrafas plásticas chegam aos oceanos, rios e lagos, por exemplo, seu processo de degradação leva cerca de 400 anos, podendo até levar à perda de biodiversidade da área. Os problemas mais comuns sofridos pelo meio ambiente com o descarte incorreto das garrafas plásticas são:
Aumento expressivo da quantidade de lixo nos aterros e oceanos
Quando as garrafas plásticas são descartadas no lixo comum, bem como no oceano, elas acabam se acumulando por um longo tempo, até que efetivamente a sua decomposição ocorra. Porém, vale lembrar que o tempo de decomposição desse material é muito longo, e quanto mais garrafas plásticas são descartadas no lixo comum e oceano, maior é a quantidade de lixo acumulada. Assim, ao descartarmos garrafas plásticas incorretamente, estaremos contribuindo para o aumento da poluição.
Aumento da poluição nas ruas
Simplificadamente, a poluição pode atingir não apenas os aterros e oceanos, mas também as ruas, de uma forma geral, caso descartemos incorretamente as garrafas plásticas. Por isso, o ideal é fazer o descarte correto, em local apropriado.
Morte de aves e animais marinhos
As garrafas de plástico afetam não apenas o meio ambiente em si, causando poluição, mas também a vida animal. É comum que alguns pássaros e mamíferos marinhos morram devido a esse material – torcendo o bico ou outra parte do corpo na garrafa ou consumindo suas pelotas.
Como reaproveitar as garrafas plásticas?
As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas de forma muito criativa, transformadas em enfeites, floreiras e até em barcos. Sim, existem muitos usos para as garrafas plásticas, alguns dos quais nunca pensamos. E o melhor é que essa atitude pode colaborar para a preservação do meio ambiente e, de quebra, garantir que tenhamos uma coisa a mais de decoração em nossa casa, se for o caso.
É possível utilizar a garrafa de plástico como vaso de planta. Já imaginou quantas espécies você poderá plantar? É possível também utilizar as garrafas de plásticos como vaso para guardar objetos, como lápis, entre outros materiais de escritório. Com criatividade e senso de responsabilidade ambiental, é possível mudar o mundo, reutilizando as garrafas plásticas.
O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado! A boa notícia é que você pode acessar nosso site para conferir outros. Que tal?