Apesar de o lixo orgânico, aqueles que têm origem animal ou vegetal, se decompor mais rapidamente do que o reciclável, não quer dizer que ele não possa ser um grande problema para a sociedade, já que estes resíduos podem liberar materiais tóxicos durante o processo de decomposição, como o gás metano, que contribui para a intensificação do efeito estufa, e o líquido chorumi, que polui o solo.
Nesse contexto, diante de um constante aumento populacional, vimos que a quantidade de lixo produzido diariamente pelas pessoas e a sua destinação está relacionada diretamente com diversos outros fatores. Sendo assim, diminuir a produção de lixo se tornou uma atitude urgente para cuidar da natureza e contribuir com a manutenção do nosso meio ambiente.
Pequenas atitudes com grandes proporções
Refletir sobre o lixo que produzimos é uma prática que deve estar presente no nosso cotidiano, no mesmo momento em que o estamos fazendo, a fim de nos conscientizar sobre a importância da sua redução. Adotar medidas específicas e ainda reciclar o lixo orgânico dentro de nossas casas se destaca como uma boa medida para lidar com esta questão.
Além disso, planejar de modo assertivo as compras para que os alimentos não sejam adquiridos em demasia, o seu armazenamento correto também é de grande importância para a sua vida útil e, consequentemente, para não estragarem e serem descartados antes mesmo da sua utilização.
Já a fabricação de compostagem doméstica, com restos de alimentos e de folhas, é outra solução para reutilizar os resíduos orgânicos e, ao mesmo tempo, transformá-lo em um ótimo adubo para suas plantas.
Nessa busca pela redução dos impactos negativos do lixo orgânico ao meio ambiente, vale ressaltar que alguns dos materiais que normalmente são descartados, podem ser incluídos na alimentação de maneira sustentável.
A farinha feita com casca de ovo, por exemplo, pode ser utilizada em receitas e para tratamentos estéticos para a pele e os cabelos. Já as cascas de frutas, como laranja e limão, podem fazer parte de receitas como casca de frutas cristalizadas, geleias, entre outras. Assim como determinados tipos de sementes, que podem ser um ingrediente a mais nos pães, molhos, saladas e farinhas.
Redução de lixo por um mundo melhor
A partir da conscientização da importância de produzir menos lixo no nosso dia a dia, entra em cena a empresa Ecosoli, Soluções em Energia Solar e Eficiência Energética. Ao oferecer produtos específicos e desenvolvidos especificamente para quem deseja fazer o uso consciente de energia elétrica, com o sol como fonte de energia, e racional de água.
Um dos produtos de destaque quando se fala em produção de lixo e educação ambiental, é o Kit de lixeiras ecológicas, fabricadas com plásticos descartados pós-consumo. Além de ocupar um espaço pequeno, elas auxiliam na separação do livro e ainda decoram o ambiente, com seu colorido que chama a atenção.
Quer contribuir para o meio-ambiente e ainda adquirir produtos de alta qualidade e design inovador? Então acesse o site da Ecosoli e encontre as melhores soluções para as suas necessidades.