Lixeira Ecológica: qual é o seu impacto no meio ambiente?

Atualmente, vemos cada vez mais a discussão iminente da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, porém quase sempre quando olhamos ao nosso redor percebemos como isso está ligado ao nosso cotidiano, por exemplo, reciclar o próprio lixo.

Em diversos bairros, condomínios e estabelecimentos, vemos Lixeiras Ecológicas coloridas e com o símbolo de reciclagem, mas quase nunca nos atentamos à sua real importância no contexto atual.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para você com os detalhes da importância da Lixeira Ecológica para o meio ambiente e como funciona a coletiva seletiva.

Boa leitura!

A importância da Lixeira Ecológica para o meio ambiente

Com o objetivo de diminuir os impactos ambientais resultantes do acúmulo de dejetos de produção no meio ambiente, criou-se a reciclagem, a fim de produzir nova matéria-prima utilizando um material específico, facilitando assim, a reutilização de embalagens e produtos e, é claro, protegendo o meio ambiente.

Mas o que não percebemos é que o processo de reciclagem começa dentro da nossa casa! Isso mesmo. Quando damos a devida atenção à coleta seletiva, o lixo que produzimos é separado de acordo com sua utilidade na reciclagem.

Por isso, os materiais precisam ser organizados em lixeiras separadas a fim de acumular uma quantidade útil para a sua reutilização na fabricação de outros produtos.

Todo esse processo de separação de materiais é responsável por diminuir impactos ambientais consideráveis, como:

Redução da produção de gases poluentes;
– Diminuição da liberação de dejetos em ruas, mares e florestas;
– Redução de custos no setor industrial.

Isso porque, com o descarte consciente de lixo, ele vai para o lugar certo de tratamento, podendo ser utilizado por indústrias, evitando a poluição de sistemas ecológicos e reduzindo a emissão de gases poluentes, uma vez que o lixo não será descartado em valas ou incinerado.

Mas quais são os materiais que eu posso reciclar?

No geral, as Lixeiras Ecológicas são divididas de acordo com os materiais que podem, ou não, serem reciclados.

Alguns exemplos dos que podem ser reciclados são:

– Papel;
– Jornal;
– Revista;
– Papelão;
– Garrafas PET;
– Latas;
– Embalagens diversas;

Por isso, no nosso site temos diversas lixeiras ecológicas, todas feitas com material reciclável e com a identificação correta do lixo.

Como funciona a coleta seletiva?

Há diversas maneiras de se fazer coleta seletiva, na qual os resíduos são diferenciados e previamente separados de acordo com sua composição e capacidade de ser reciclado ou não.

É possível realizar a coleta seletiva por projetos sociais, em bairros e comunidades, instituições sociais, ou os próprios indivíduos que moram em determinado local.

Os lixos são separados em Lixeiras Ecológicas e depois recolhidos e levados a locais que efetuam a reciclagem.

A Coleta Seletiva é excepcionalmente importante para a manutenção do meio ambiente, já que evita a contaminação por parte dos resíduos, estimula a reaproveitação dos materiais e contribui para o ecossistema local.

Gostou do texto? Espero que sim! =)

Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções em energia solar e eficiência energética!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress