Na busca por alternativas energéticas mais sustentáveis e ecológicas, a energia solar e a energia eólica se destacam.
Nas últimas décadas, foram feitos enormes avanços nessas tecnologias, que agora têm um potencial de fornecimento de energia à sociedade sem precedentes.
Havendo a disponibilidade tecnológica, o problema passa a ser econômico e financeiro, uma vez que, na escala macro, essas formas de energia ainda não são as mais utilizadas. Afinal, não são todos os países que oferecem incentivos lucrativos para o investimento nessas tecnologias.
Todavia, diversas empresas, cientes desse cenário, e buscando formas de se destacar da concorrência, estão trazendo soluções que efetivamente barateiam o consumo de energia.
É o exemplo da Ecosoli, cujos produtos possibilitam não só o consumo de energia ecologicamente correto, mas também economia, revertendo em benefícios financeiros diretos.
Ampliar o uso de alternativas mais ecológicas traz apenas benefícios para nossa matriz energética, bem como para o seu bolso. Conheça um pouco mais sobre energia solar e eólica, e entenda as diferenças.
Energia eólica x Energia solar
A energia eólica é gerada a partir do vento. Em linhas gerais, o processo envolve a transformação de diferentes tipos de energia em eletricidade, com o uso de um aerogerador.
Este equipamento possui três componentes: o rotor, a caixa multiplicadora e o gerador.
O rotor converte a energia cinética do vento em energia mecânica rotacional. Já a caixa multiplicadora é responsável por aumentar a velocidade do giro, podendo bater mais de mil rotações por minuto (RPM). Por fim, o gerador transforma a energia mecânica em energia elétrica.
Por seu turno, a energia solar se utiliza da luz do Sol como fonte energética. Contudo, há dois tipos de energia solar: a fotovoltaica e a heliotérmica.
Na energia fotovoltaica, é feita a captação da radiação solar por painéis compostos por células fotovoltaicas, havendo em seguida sua conversão em corrente elétrica.
De outro lado, a energia heliotérmica nada mais é do que o aproveitamento da energia do sol transformada em calor, através de painéis solares que refletem a luz solar e a concentram em um receptor.
Este receptor utiliza um líquido para armazenar o calor e produzir vapor, que movimenta as turbinas dos geradores, convertendo a energia mecânica resultante em energia elétrica.
Diferenças
Uma das principais diferenças entre as energias é a forma de transformação que cada uma emprega.
Enquanto a energia solar fotovoltaica converte energia luminosa em elétrica, através da agitação de elétrons do condutor até sua captação pelo campo elétrico, a energia eólica transforma a energia cinética das correntes de ar em energia mecânica, que só em seguida é convertida em energia elétrica por meio de um gerador.
Outra diferença são os materiais utilizados, que diferem drasticamente em tamanho. Enquanto a energia solar utiliza modestos painéis, placas e receptores (a exemplo desse kit de energia e desse kit de aquecimento, ambos da Ecosoli), a energia eólica se vale de enormes hélices, turbinas e motores.
Para se ter uma ideia, o tamanho de uma torre eólica supera, em média, os 100 metros de altura. Cada hélice do equipamento pode ter até 80 metros. Já o diâmetro do rotor varia de 30 a 150 metros.
Quer saber mais? Acesse o nosso site e ajude a preservar o meio ambiente na geração de energia!