Economia doméstica aliada a sustentabilidade

A primeira coisa que você precisa saber é que é totalmente possível economizar e ainda colaborar com a sustentabilidade! Como? É exatamente isso que vamos te mostrar nesse artigo.

Continue lendo e descubra como aliar a economia doméstica à sustentabilidade através de hábitos o dia a dia!

Criando hábitos mais econômicos

Assim como já mencionamos, você consegue fazer bem ao meio ambiente a partir de alguns hábitos praticados no dia a dia que também te ajudam a economizar.

Coisas simples como fazer uma lista de compras para evitar trazer itens supérfluos para casa, experimentar novas marcas ou pedir desconto nas compras são maneiras de economizar no orçamento.

Afinal de contas, é na alimentação que a maioria das pessoas mais gasta e podem acabar desperdiçando alimentos adquiridos em excesso.

A energia também é outra necessidade básica que pode ser racionada, visando à economia e diminuindo o impacto ambiental, criando o hábito de apagar as luzes, usando a iluminação natural sempre que possível, colocando lâmpadas econômicas em vez de comuns, entre outros.

Economia doméstica gerando Sustentabilidade

Confira de que forma a economia doméstica pode gerar sustentabilidade a partir da mudança nos seus hábitos diários:

Reciclagem e coleta seletiva

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta o Brasil como o 4º maior gerador de lixo no mundo. São mais de 11 milhões de toneladas de lixo produzido a cada ano.

Em vista disso, que tal adotarmos medidas para a melhoria deste cenário como a separação do lixo orgânico do reciclável, a seleção dos resíduos que podem ser reaproveitados e a destinação correta do lixo orgânico e reciclável? Com um pouco de esforço e dedicação, é possível!

Essa, sem dúvidas, é uma forma de ajudar o meio ambiente e ainda colaborar com a geração de empregos nas cooperativas de reciclagem.

Faça uma Horta vertical

As vantagens de se ter uma horta vertical são muitas, já que o cultivo de plantas em ambiente urbano aproxima a biodiversidade deste cenário tão poluído.

Nesse contexto, tem-se a redução das ilhas de calor, a partir da inércia térmica da água existente nas plantas. Além disso, essas hortas melhoram a qualidade do ar devido ao natural processo de fotossíntese.

Tenha um reservatório para reaproveitar a água da chuva

Além de ser um hábito sustentável, certamente você estará economizando no consumo de água, caso você decida ter um reservatório para o reaproveitamento da água da chuva.

A ideia é excelente e precisa ser posta em prática com a ajuda de um arquiteto, assim você terá um projeto que englobe um sistema de reutilização.

Dessa maneira, você poderá reutilizar essa água nas atividades comuns do dia a dia, como regar as plantas ou dar descarga.

Use bucha vegetal

Esse item tem um preço mais acessível do que as buchas convencionais e ainda são produtos biodegradáveis.

Elas podem ser usadas para tomar banho, lavar pratos, esfregar superfícies e outras atividades de limpeza do seu cotidiano.

Vale muito a pena investir no uso da bucha vegetal como um hábito econômico e sustentável!

Essas dicas ajudaram você? Não pare por aqui! Visite o nosso site e encontre diversas outras soluções sustentáveis para ajudar o planeta!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress