É cada vez mais comum encontrar o uso de painéis solares nos edifícios. Seja colocando no momento da construção ou depois de o projeto ser finalizado, e motivos não faltam para investir na energia solar.
Mesmo que tenha um custo inicial que inclui a compra dos equipamentos e a instalação, no geral trata-se de um processo que gera economia. Isso, porque não terá intermediários e você mesmo produzirá a sua energia. E uma dúvida que afeta muitas pessoas, é sobre a quantidade de painéis solares necessários em uma casa. Como saber quantos devem ser instalados na residência? Entenda melhor isso a seguir.
Entendendo melhor os painéis solares
Para quem ainda tem alguma dúvida, painéis solares são placas que desempenham a função de absorver a luz solar. Ainda nesse equipamento observamos que a energia solar se transforma em energia elétrica. Existem ainda outros detalhes voltados para a composição dos painéis solares, mas o principal que você deve entender é isso.
Outro detalhe importante a se destacar, é que painel solar é diferente de coletor solar térmico. Este último, tem a função de aquecer a água com a luz obtida pela exposição solar. E isso ocorre sem nenhum processo de transformação envolvido, ou seja, tornar a luz do sol em energia elétrica.
Agora que tirou todas as suas dúvidas, entenda melhor como estabelecer uma quantidade necessária para instalar os painéis solares na sua residência.
Fatores para definir a quantidade ideal de painéis solares na sua residência
Para descobrir quantos painéis precisa instalar, você deve responder a algumas perguntas ainda no momento do planejamento do projeto. Para começar, tenha atenção na sua localização. Em determinadas regiões, a exposição do sol é feita por um tempo diferente. Observe isso, pois esse ponto é relevante para definir a quantidade de painéis solares.
Além disso, analise qual área do telhado tem uma maior concentração de luz solar. E a quantidade de energia consumida pela residência? Em média, esse número varia por causa de alguns fatores. Considere a potência dos aparelhos utilizados na residência assim como o tempo de utilização no mês.
Por exemplo, a geladeira sempre fica ligada, logo, é um grande vilão. Já o chuveiro e o ar condicionado, são vilões dependendo do mês, logo, devem ser observados com atenção. Não tem número mágico, pois cada família tem uma rotina de consumo de energia. Entender isso é fundamental para definir a quantidade de painéis necessários na casa.
Verifique ainda o tamanho disponível do telhado, pois isso vai ajudar a analisar as regiões com maior exposição solar e o tamanho das placas. Por isso, é importante desenvolver um estudo que leve em conta tudo o que foi citado anteriormente. Isso otimizará o seu tempo e os recursos utilizados para a instalação.
Aqui, mostramos os passos que você deve seguir para definir o número de painéis solares necessários para a sua casa. Como você pode observar, não existe um número certo para todas as residências, pois cada lugar tem suas características.
Se você quiser entender melhor sobre energia solar, leia alguns textos aqui do blog. Veja ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR EM APARTAMENTOS e PAINÉIS SOLARES: VOCÊ SABE COMO FUNCIONA A SUA MANUTENÇÃO?. Acesse o nosso site e veja como ter energia solar na sua residência de uma forma simples e descomplicada.