Iniciativas sustentáveis estão cada vez mais em alta por todos os lugares, conectando o mundo inteiro na busca por soluções mais conscientes de consumo dos recursos hídricos. Um deles, é a captação e o reaproveitamento de água da chuva. Além de ecologicamente correto, seu reuso também traz reflexos diretos para o bolso, podendo gerar uma economia de até 60% nas contas de água.
Veja a seguir, como funciona a captação da água da chuva, onde ela pode ser reaproveitada no dia a dia e todas as vantagens de contar com o recurso em casa, no apartamento, em condomínios ou até mesmo em empresas.
Como captar a água da chuva?
Já se sabe que a água compõe 70% da superfície do planeta. Parece muito, mas se falarmos de água própria para o consumo e do crescimento constante da população, não é o suficiente. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2/3 da população mundial deve ser afetada pela escassez de água até 2050.
Este é mais um motivo para que você comece a pensar em formas de economizar e em maneiras de reutilizar a água no dia a dia. A captação de água da chuva é um dos meios mais fáceis e práticos de começar, além de também ser um dos mais eficientes.
Você vai precisar de uma superfície para fazer o escoamento telhado, laje, corredores, terraços, garagens, jardins, um sistema de calha e um espaço para colocar o reservatório.
Existem diversos modelos de cisternas para armazenamento e captação de água das chuvas, que podem ser adaptadas de acordo com o ambiente escolhido: tamanhos maiores ou compactos, com capacidade para 150 litros a 1000 litros ou mais, que podem ser colocados em qualquer lugar, e filtros para deixar a água potável.
Vantagens da captação de água da chuva
O reaproveitamento de água da chuva impacta em várias atividades do dia a dia que vão ajudar a reduzir o seu uso e a trazer economia para o seu bolso. Veja alguns exemplos:
• Lavar a casa, carros e calçadas;
• Dar descargas nos banheiros;
• Cuidar do jardim, quintal e hortas;
• Reposição da água de piscinas;
• Limpar tapetes e outros objetos maiores.
O consumo direto só é recomendado depois de passar por um processo de filtragem e cloração. Com o tratamento, correto, a água da chuva vira água potável. Além de gastar menos com o consumo, gerando uma economia financeira de até 60% nas contas e reaproveitar a água:
• Os reservatórios podem ser instalados em qualquer lugar;
• Há diversos modelos, com diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades;
• Ajudam a armazenar água para períodos de seca, pouca chuva ou crises hídricas ocasionadas pelos motivos anteriores;
• Fomentam uma cultura mais sustentável e de consumo.
No dia a dia, também é possível adotar pequenas medidas que podem fazer grandes diferenças, como reduzir o tempo no banho, deixar a torneira fechada enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes, usar a máquina de lavar apenas com capacidade total e assim por diante.
Você encontra tudo o que precisa para começar a captar e reaproveitar a água da chuva em lojas especializadas, como a Ecosoli. No nosso site, tem reservatórios de vários modelos e capacidades, além de filtros para transformar a água em potável.
Quer economia no consumo de água e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente? Entre em contato com a gente e comece agora mesmo.