6 impactos negativos da energia elétrica no meio ambiente

É difícil se imaginar hoje sem a energia elétrica, não é verdade? Você sequer leria este artigo agora caso as usinas hidrelétricas não estivessem em pleno funcionamento. O grande problema é que essa fonte de energia, que imaginávamos ser totalmente limpa, pode causar diversos impactos ambientais.

O meio ambiente vai sofrer em grande escala por conta da criação de grandes represas, afinal, é preciso inundar uma região para instalação de turbinas e toda a infraestrutura necessária para gerar energia. Assim, tanto fauna quanto a flora do local passam por problemas, os quais veremos no decorrer do post. Continue a leitura e saiba mais!

Alteração do microclima

Como dissemos, os impactos ambientes são gerados, sobretudo, por conta da inundação ao redor de onde está implantada a usina. Então, nossa lista começa com o microclima ao redor, que tem a umidade relativa do ar alterada, também os ciclos de chuvas, ventos, entre outros fatores.

Destruição da vegetação

Como é preciso inundar a área para criar represas, toda a vegetação ao redor do rio é comprometida. Por exemplo, é preciso derrubar árvores, então, parte dessa flora morre por simplesmente ficar submersa, ou ainda, por necessitar ser destruída para dar lugar para infraestrutura das usinas.

Assoreamento do leito de rios

O leito dos rios, ou seja, o local onde ele faz seu percurso, sofre o que chamamos de processo de assoreamento. Isso quer dizer que o acúmulo de detritos e as barragens das represas causam bancos de areia que diminuem e obstruem o rio, prejudicando sua estrutura e a fauna ao redor.

Desmoronamento de barreiras

Por conta de alteração na estrutura no meio ambiente, também podem surgir os deslizamentos de terra, chamados de desmoronamento de barreiras. Isso pode representar um perigo inclusive para comunidades que morem ao redor da usina, além de vegetação e animais.

Extinção de algumas espécies de peixes

Os processos migratórios e reprodutivos dos peixes são interrompidos, como é o caso da piracema, processo em que determinadas espécies iniciam um trajeto rio acima para desova, sem a possibilidade de passar por esse período muitas espécies podem até sofrer extinção nessas regiões.

Decomposição da vegetação submersa

Fitoplâncton e macrófitas, que são espécies localizadas no fundo dos rios, acabam sofrendo também pela falta de oxigênio. Isso porque em dias de tempestade aumentam os resíduos inorgânicos na superfície, atrapalhando a chegada de luz na água, por consequência, diminuição de oxigênio dissolvido na água.

Viu como pode ser grande o impacto na criação de energia elétrica? Certamente existem fontes que causam mais problemas ambientais, mas o caminho mais adequado é de uma energia totalmente limpa e que use de recursos renováveis, portanto, um desafio.

E quanto mais você procura aprender sobre o assunto melhor, a fim de construirmos um futuro com alternativas mais limpas. Então, agora que já sabe os impactos da energia elétrica no meio ambiente pode ir em busca de recursos que minimizem os impactos.

Além de ações que economizem energia, a fim de que os problemas no meio ambiente possam ser gradualmente reduzidos.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e ajude a preservar o meio ambiente na geração de energia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress