Passo a passo para separar corretamente o lixo orgânico e lixo reciclável

A produção de lixo é um dos principais problemas da nossa sociedade. Nosso padrão de consumo está voltado para a geração de produtos que não serão reutilizados ou reciclados depois, virando apenas lixo.

O uso dos resíduos como matéria prima para novos itens contribui de inúmeras formas para a sociedade e para o planeta. O acúmulo de lixo diminui, as indústrias gastam menos recursos comprando matéria-prima nova e a população consegue colaborar para o equilíbrio do meio ambiente e economizar.

No Brasil, apenas 3% dos resíduos produzidos são reciclados, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2020, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e disponível aqui. Esse número é muito baixo quando se pensa que cerca de 30% de tudo que é gerado tem potencial para ser reciclado.

A seguir, vamos mostrar quais são as etapas de separação do lixo orgânico e do lixo reciclável, para que você consiga contribuir para a menor geração de resíduos dentro da sua casa ou empresa. É bem simples e prático.

Primeiro, separe tudo que for orgânico

O primeiro passo é separar o que for orgânico do que for reciclável. Restos de comida, cascas de vegetais, sementes, etc.: isso não pode ficar junto com os resíduos que serão encaminhados para a reciclagem.

Uma boa dica para aproveitar também esses resíduos orgânicos é utilizá-los para manter uma composteira. Ela irá transformar esse material em adubo de ótima qualidade, podendo ser utilizado para adubar plantas.

A próxima etapa é lavagem e secagem

Tudo que for reciclado precisa ser lavado, para facilitar o trabalho das cooperativas ou empresas de reciclagem. Basta usar água e sabão para limpar itens como garrafas, potes, vidros e plásticos. Feito isso, basta secar bem os itens ou aguardar que eles sequem naturalmente.

Embrulhe vidros e outros perfurantes

Para evitar acidentes com quem irá manusear o resíduo a ser reciclado, é muito importante embrulhar com jornal tudo que possa cortar ou machucar alguém. A principal preocupação deve ser com produtos de vidro e similares.

Separe embalagens mistas

É fundamental que cada tipo de produto fique separado para que a coleta seletiva faça o recolhimento. Por isso, é preciso separar os tipos de materiais no caso de embalagens que contenham mais de um.

Um exemplo são as cápsulas de café, que geralmente são feitas de plástico e alumínio. Antes de colocar nos locais de recolhimento você deve separar o plástico do alumínio para que cada um tenha o destino correto.

Preste atenção nas cores

Por fim, é hora de encaminhar o material devidamente separado para os locais de recolhimento. Para isso, se atente para o fato de que cada recipiente é para um tipo de material.

O papel e o papelão são descartados juntos nas lixeiras azuis, o plástico vai às lixeiras vermelhas, o vidro fica nas verdes e, por fim, a cor amarela é para os itens metálicos. Coloque cada material na sua devida lata.

Conheça nossos produtos recicláveis

Nós temos diversos produtos feitos de material reciclável que garantem a qualidade e a preservação do meio ambiente na sua fabricação. Acesse nosso site e confira! Também temos kits de energia solar, de aquecimento de água e outras soluções ambientalmente corretas e eficientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress