A iluminação de LED oferece uma série de vantagens. Primeiramente, vale destacar a sua contribuição para o meio ambiente, uma vez que gera uma boa economia de energia e, portanto, é considerada mais sustentável.
Sendo assim, substituir as lâmpadas tradicionais por elas é uma ótima contribuição para a natureza. Trata-se de uma iluminação ecologicamente correta e de vida útil prolongada e a sua produção consome seis vezes menos recursos naturais quando comparada com a das lâmpadas convencionais.
Por fim, vale ressaltar que o LED não contém metais pesados e danosos para o solo, como o mercúrio e o chumbo. Esses pontos tornam o seu descarte mais fácil e fazem com que as lâmpadas sejam totalmente recicláveis, visto que são feitas a partir do plástico.
Ao longo do artigo serão discutidas algumas formas de usar a iluminação de LED, especialmente pensando a respeito no âmbito das residências. Continue a leitura para saber mais sobre isso.
Como usar lâmpadas de LED na iluminação residencial
Primeiramente, vale ressaltar que existem vários tipos de lâmpadas de LED e a escolha está condicionada ao uso pretendido. Assim, os tipos mais populares atualmente são a lâmpada de bulbo, a de tubo, a de filamento, a dicroica e a fita de LED.
Lâmpada de LED bulbo
As lâmpadas bulbo são as mais populares do mercado. Em geral, são usadas na iluminação de ambientes internos e costumam se fazer presentes em luminárias de teto e mesa, bem como em abajures.
É possível afirmar que a tecnologia em questão é indicada para casas devido à sua economia de energia elétrica.
Lâmpada de LED tubo
Quem procura por lâmpadas que aliam a durabilidade e a economia, deve considerar as de tubo. A sua vida útil é estimada em 25 mil horas e ela é livre de mercúrio. O formato é bastante similar às fluorescentes tubulares.
Em termos de uso, as lâmpadas de LED tubo costumam ser encontradas em espaços como cozinhas e áreas de serviço.
Lâmpada de LED filamento
As lâmpadas de LED filamento são usadas para decoração e costumam ser as preferidas de profissionais dessa área. Os seus bulbos são transparentes e possuem um design vintage, se assemelhando muito às primeiras lâmpadas comercializadas no mundo.
Lâmpada de LED dicroica
Também associada à decoração, essa lâmpada costuma ser utilizada para dar destaque a objetos, como fotografias e quadros. A partir do uso é possível criar uma iluminação direcionada, o que ajuda na valorização do ambiente como um todo.
Quando se fala sobre a tecnologia, vale pontuar que as lâmpadas de LED dicroicas são alógenas. Ou seja, aquecem o ambiente e aumentam os gastos de energia.
Fita de LED
Por fim, as fitas de LED também são populares entre os decoradores porque dão beleza e funcionalidade aos projetos de iluminação do ambiente. Trata-se de uma fita flexível, bem parecida com um pisca-pisca.
Podem ser encontradas na cor branca ou em versões RGB. A escolha dependerá do projeto e dos objetivos, visto que a tecnologia e os propósitos de uso se mantem os mesmos.
Acesse o site da EcoSoli para conhecer mais produtos voltados para a energia sustentável!