3 usos para água reaproveitada da chuva

A água é um dos recursos naturais mais preciosos que temos. Com ela, podemos realizar as mais diversas ações no dia a dia, como tomar banho, lavar os nossos objetos, beber, desde que potável, e utilizar na agricultura e na produção industrial.
Contudo, nos últimos anos, o uso despreocupado da água tem causado desconforto na sociedade e, principalmente, entre os ambientalistas. O motivo para isso, é que a água é um recurso natural não limitado, ou seja, caso ela não seja utilizada com racionalidade, um dia poderá deixar de ser consumível – para alguns especialistas mais radicais, até mesmo deixar de existir.
Diante disso, iniciou-se em larga escala uma campanha geral de conscientização, em relação ao uso racional desse recurso e até mesmo o ensinamento de práticas para alcançar isso, como o reaproveitamento de água da chuva. Embalado por esse pensamento, no texto de hoje, apresentamos quatro dicas de usos para água reaproveitada da chuva. Confira!

1. Lavagem de equipamentos

Seja em uma casa ou empresa, sempre há equipamentos que precisam ser lavados para melhorar não só a sua estética, mas também o seu funcionamento, como carro, moto e ferramentas operacionais, em geral.
Portanto, uma maneira de mantê-los devidamente limpos e funcionais, é utilizando a água reaproveitada da chuva. Com isso, você também colabora para o uso sustentável desse recurso natural e economiza, no final das contas, o que também não deixa de ser importante.

2. Irrigação de plantio e jardins

De acordo com dadosda Empresa Brasil de Comunicação (EBC), um dos setores da sociedade que mais consome e desperdiça água é a agricultura. Estima-se, de acordo com o órgão, que 70% de toda água disponível no mundo é utilizada para irrigar a agricultura. Isso em âmbito internacional. No Brasil, esse valor chega a 72%.
Diante dessa realidade, utilizar a água reaproveitada da chuva na irrigação é mais do que fundamental, é indispensável para a sustentabilidade ambiental.
Ela pode ser utilizada para irrigar plantio, bem como jardins caseiros e empresariais nas estações mais quentes, como o verão. No inverno, a própria chuva cuida de fazer a irrigação e, assim, manter as coisas funcionando corretamente, como assim tem que ser.

3. Lavagem de ambientes

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a lavagem de ambientes, em geral, é uma das práticas que mais desperdiça água. Estima-se que haja um desperdício de até cerca de 300 litros de água por ambiente, a depender, é claro, de outros fatores, como tamanho e tipo de equipamento utilizado para introduzir esse recursor esse recurso, como mangueira e balde.
Em todo caso, vale dizer que é uma prática que entra em rota de colisão com a preservação do meio ambiente. O ideal é fazer uso da água reaproveitada da chuva. Além de deixar o ambiente mais limpo e arejado, você também contribuirá para a preservação ambiental.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim. Por que não aproveita o momento para acessar nosso blog e conferir outros textos incríveis que temos e que podem lhe ajudar a usar a água com mais consciência e racionalidade? Não perca!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
plugins premium WordPress